sábado, 25 de junho de 2011

MERCADOS DE RUA EM AMSTERDAM - Atração imperdível!

                                          Albert Cuyp Markt, Amsterdam.


A cultura dos mercados de rua em Amsterdam vem desde o século 18.
Em 1783 no antigo Bairro Judeu (Waterlooplein area) foi montada a primeira barraca ao ar livre de comércio. Atualmente existem 12 mercados ao ar livre que funcionam diariamente na cidade e alguns outros que funcionam em dias alternados. A maioria das cidades holandesas tem seus próprios mercados de rua variando muito pouco na oferta de produtos.
Cada mercado tem seu foco em determinados produtos, portanto se estiver procurando por algo especial encontre o mercado mais apto a lhe oferecer isso. 
Um passeio pelos mercados de rua é uma opção muito interessante tanto para moradores quanto para turistas porque reflete muito a alma da cidade, sua cultura, seu modo de ser e de se comunicar. No meio do burburinho de vozes e no vai e vem de pessoas você pode sentir como é de fato que os moradores vivem e como é o astral e a personalidade do local.
Se estiver por aqui de passagem escolha pelo menos um dos muitos mercados de rua pra visitar. Se eu tivesse que indicar, eu diria: o mais popular Albert Cuyp Market e o NOORDERMARKT - Organic Farmers Market; 


*Como em todo local cheio de gente fique atento com bolsas e pertences!


Principais mercados de Asmterdam:


 Albert Cuypstraat, the Pijp District.
Aberto de Segunda a Sábado das 9am as 5pm.
Situado entre as ruas Van Woustraat e Ferdinand Bolstraat.
Tram 16, 24 or 25 a partir da  Dam Square; parada Albert Cuyp Market (7 stops).
No inverno os stands podem fechar antes ou tbm devido ao mau tempo.

O mercado de rua mais popular de Amsterdam, tem 100 anos. Mais de 1 km de barracas na rua e lojas que funcionam atrás das barracas. Muitas delas não tem relação nenhuma com a barraca da rua. Fique atento porque as lojas também tem muitas coisas a oferecer.
O mercado também abriga lojas de alimentos de imigrantes de algumas partes do mundo. Portanto se estiver procurando por algo exótico, aqui poderá encontrar. Lojas de comidas, ingredientes e suprimentos da Turquia, Africa, Suriname. A atmosfera do lugar é multicultural, mas os holandeses nativos são frequentadores habituais. A feira é alegre e tem um astral contagiante com os feirantes anunciando seus produtos numa quase melodia. Procure pelas barraquinhas de comidinhas típicas feitas na hora : stroopwafels (um tipico doce holandes), pofertjies (mini panquecas), waffles com chocolate, harring (peixe cru), sucos naturais deliciosos, tem também um trailer de antipastos italianos.
No meio do mercado (mais ou menos) tem o restaurante Bazaar, mix de comida asiática e árabe.
Dicas:
*Jan de Grote Kleinvakman - Imensa loja de aviamentos, aqui pode-se encontrar de tudo: botões de todos os formatos e cores, lã, agulhas, tesouras de costura, materiais para artesanato, p/ bordado. p/ patchwork, bandeiras, fitas, passamanarias, lantejoulas e miçangas, etc.
*Zeeman - loja holandesa super popular com preços muito baratos. Especialmente roupas pra crianças e bebês vale a pena dar uma olhada.
*De Pittenkoning -http://www.depittenkoning.nl 
Loja de utensílios domésticos de ótima qualidade.
*Burgermeester - tradicional hamburguer caseiro em A'dam. Fica na Albert Cuypstraat lado oposto a feira de rua. Albert Cuypstraat 48.
*Ijscuypje  (sorvetes deliciosos) fica na Eerste Van der Helstraat primeira ruazinha transversal da Albert Cuypstraat - vindo da Ferdinand Bolstraat.
*Para comprar peixes vá na segunda banca de peixes na altura da segunda rua tranversal onde tem uma estátua do cantor Andre Hazes. Indicado pela minha amiga holandesa Ria que adora cozinhar.
Dica quente, peixes frescos!
*Acessórios de bicicletas e cadeados de ótima qualidade? Pra quem vem da Ferdnand Bolstraat, útlima loja de bikes (loja, não barraca) à direita, sentido Van Woustraat. Preços melhores, indicação da amiga holandesa. Já conferi e concordo!
*Malas e bolsas de viagem? Dá uma olhada nas lojas no início do mercado, comprei numa delas uma Samsonite bem mais barata do que nas lojas do centro.


Exibir mapa ampliado



*DAPPERMARKT
Dapperstraat 279,
Trams 3, 7 e 9
Onibus: 22, 37, 41, 245 e 357

Parte leste da cidade, perto do Artis Zoo e do Tropenmuseum. Um mercado muito frequentado por locais, mas a maioria são imigrantes (marroquinos e turcos). Aqui turistas quase não são vistos, até porque fica um pouco fora da rota turística. Muito mais multicultural do que o Albert CuypMarket pelo fato dessa região ter mais moradores imigrantes e como não tem turistas que se misturam à multidão fica mais evidente a cultura local e seus moradores.
Considerado mais barato do que os outros mercados de Amsterdam. Fui lá uma vez e achei as mercadorias mais baratas do que no A.C mas qualidade inferior. Muitos feirantes fazem diferentes mercados em dias alternados, portanto podem não estar lá sempre.



Exibir mapa ampliado



*WATERLOOPLEIN (Mercado das pulgas)
Segunda a Sexta das 9am às 5:30pm; Sábados das 8:30am às 5:30pm
Metro: 52,52 e 54
Tram:1, 2, 5, 13 ou 14 - 15 min.  caminhando da Dam Square

O mercado fica na praça de mesmo nome na região do antigo Bairro Judeu (The Jodenbuurt) aqui se encontra o maravilhoso Museu Judaico, a Rembrandthuis (casa museu de Reambrandt), a casa de espetáculos Hetmuziektheater (ballet, opera), a Sinagoga Portuguesa, o Hermitage Amsterdam, o maravilhoso Rio Amstel, da tradicional Margere Brug.
O mercado é conhecido pelo comércio de coisas usadas em geral: roupas, livros, objetos, quinquilarias em geral. Mas também vende produtos novos. O WaterloopleinMarket é um dos poucos mercados de A'dam que você pode tentar barganhar preços e conseguir resultados, pois essa cultura não tem  muita prática em A'dam.


Exibir mapa ampliado


*SPUI ART MARKET Spui, (pracinha entre as ruas Kalverstraat e Nieuwezijds Voorburgwal, Aberto de março a Dezembro, Domingos das 10 a.m./6 p.m.- bem no centro da cidade).
Caminhando a partir da Dam Square +- 10min.

Tram: 1, 2, 5, parada Spui (tram circula pela Spui)
Tram: 4, 9, 14, 16, 24, 25 parada Spui. (tram circula pela Rokin)


Mercado de artes onde os próprios artistas expõem e vendem suas obras. Pinturas em tela, acrílicos, óleos, aquarelas, cerâmicas, tecidos, gravuras, objetos, etc. Mais de 60 participantes cadastrados que expõem seus trabalhos por turnos. Cada Domingo cerca de 25 expositores  estão na feirinha, portanto a cada Domingo tem artistas e obras diferentes.
Como os artistas comercializam diretamente com os compradores os preços são mais acessíveis do que em galerias de arte por exemplo, além do que você pode bater um papo com o artista e saber mais sobre suas obras.

* SPUI BOOK MARKET 
Spui, pracinha entre as ruas Kalverstraat e Nieuwezijds Voorburgwal

Tram: 1, 2, 4, 5, 9, 16, 17, 24 and 25 – parada Spui
Durante o ano todo
Sexta Feira: 10 a.m. - 6 p.m.
http://www.deboekenmarktophetspui.nl/ 

Os adoradores de livros vão se fartar nesse antigo mercado de livros. Aqui tudo pode ser encontrado: livros em holandês são maioria, mas também pode ser encontrados livros em inglês e outras línguas.  Todas as categorias: ficção, história, infantil, fotografia, artes, culinária, mapas, serigrafias, cartões, etc. Negociantes colecionadores disponibilizam suas preciosidades ao publico.

Exibir mapa ampliado

*NOORDERMARKT (Boerenmarkt) - Organic Farmers Market
Noordermarkt, Jordaan
Sábado das 9am às 4 pm
Tram 3 ou 10 parada Marnixplein, caminhe um pouco até o local.


Fica numa pracinha entre Westerstraat e o Prinsengracht (canal) bem em frente a igrejinha local, Noorderkerk. Esse mercado (assim como o Albert CuypMarkt) é uma instituição de Amsterdam, tem mais de 20 anos. Não só moradores locais, mas pessoas de outras cidades vêm aqui em busca de produtos saudáveis. Seu forte são os produtos biológicos: vegetais, frutas, queijos e derivados, pães, ervas, mel, flores, peixe, carne, óleos, cogumelos, nuts, etc. A atmosfera do local é seu grande charme, os vendedores são simpáticos e o clima é super amigável. Vale até mesmo só um passeio pra curtir o clima do mercado: seus cheiros e sabores se misturam pelo ar em meio ao burburinho de gente que vende e compra.
Os frequentadores do mercado são chefs de cozinha, amsterdamers, expats em geral, pessoas que conhecem as qualidades dos produtos e apreciam a boa comida e os bons ingredientes. Mas tem um segredinho: tem que chegar cedo pra poder apreciar toda a fartura e fragrâncias que se espalham pelo ar. Ao redor do mercado existem cafés e bares que valem uma pausa.
Se estiver em Amsterdam Sábado de manhã programa imperdível! Aqui você poderá conhecer um pouquinho mais da alma da cidade.
*Atento para o nome do mercado porque outro tipo de mercado acontece nas segundas feiras de manhã com mesmo nome (Noordermarkt) no Sábado.


*NOORDERMARKT, Jordaan.
Segunda Feira das 9am às 1pm
Sábado 9am às 4pm (funciona junto do Noordermarkt Orgânicos)
Antiguidades, mobília antiga, brinquedos, roupas de segunda mão, livros, objetos, pratas, pinturas antigas, etc.

*LINDENGRACHT - Jordaan.
(mesmo local que os mercados acima)

Somente Sábados das 9am às 4pm.
Tram 3 ou 10 p/ Marnixstraat caminhe um pouco pela Lijnbaansgracht e siga na Lindengracht
É uma feira livre de produtos biológicos: pães, queijos, delicatessen, vegetais, frutas, etc. Vale pela atmosfera do lugar, cheiros e sabores, uma experiência para os cinco sentidos. Também oferece roupas, utensílios domésticos, barraca de peixes, bicicletas de segunda mão, etc.Frequentado por locais e turistas.


Exibir mapa ampliado



*TENKATEMARKT
Kinkerstraat - Segunda a Sábado das 8am às 5pm
Tram 7 ou 17 parada Ten Katestraat
Mercado de rua menor com mesmos itens que mercados anteriores:frutas, verduras, queijos, roupas, tecidos, flores, etc. A rua Kinkerstraat tem um comércio grande,algumas lojas são as mesmas que no centro. 
Dica1: na parada  Parada 'Jan Pieter Heijestraat  tem a loja Finalmente Brasil  fone com produtos tipicos e carnes; 020 612 1851-(Segunda-feira (13 - 18h),  Terça a Sábado (10 -18h), Domingo (fechado)
Dica2: na parada do tram  Ten Katestraat, bem em frente tem a casa de carnes KEMAVLEES onde tem picanha do Brasil.
Dica3: ao lado do Kemavees tem uma loja de produtos alimentares do Suriname originários de diversos lugares. Dica da amiga Luciana!

Exibir mapa ampliado



*BLOEMENMARKT
Localizado no Singel (canal) bem no centro, junto da Munt Toren (a torre do relógio), perto da Kalverstraat rua de comércio.
Aberto diariamente das 9:30am às 5pm
Domingo das 11am às 5:30pm
Tram: 4, 9, 14, 16, 24 & 25 - parada Muntplein 


Famoso Mercado de Flores Flutuante de Amsterdam. 
As barracas são na verdade barcaças atracadas no Singel. Uma variedade enorme de flores, sementes, plantas, mas a atração maior é a venda de bulbos que são as raízes que germinam as flores. Tudo para o jardim, lojinhas de souvenires, lembranças, etc.

Exibir mapa ampliado



*LAPJESMARKT,Jordaan.
Funciona junto com o WESTERSRAAT MARKT
Segundas somente: 9 a.m. ás 1 p.m. 
Tram 3 or 10 parada: Marnixplein.
Especializado na venda de tecidos e aviamentos.

*WESTERSRAAT MARKT (WESTERMERKT)
Location: Westerstraat,  Jordaan.Aberto somente Segunda feira das 9.00 am - 1.00 pm
Tram: 3 e 10, parada Marnixplein
Antigo mercado de tecidos, mas agora agregou vários itens ao seu sortimento: roupas, antiquário, calçados, flores, comidas, livros antigos, etc. Porém tecidos continuam a ser o forte aqui. 
*Não confunda: tem uma rua próximo com o nome de Westermarkt.

Exibir mapa ampliado



*ANTIEKMARKT DE LOOIER (De Looier Antiques Market)
Elandsgracht 109, Jordaan.

Diariamente das 11am às 5pm (exceto nas Sextas Feiras)
Tram: 7, 10, 17 & 20 – parada Elandsgracht


Tradicional mercado de antiquários de Amsterdam fundado a mais de 30 anos: objetos antigos, prataria, moedas, bonecas, brinquedos antigos, pinturas, e uma rica variedade de objetos. Foi criado para facilitar a comercialização de antiguidades pelos pequenos comerciantes da época, que não podiam ter seu próprio negócio. Um mercado diferente porque fica dentro de um prédio no Elandsgracht com a Lijnbaansgracht. (Elandsgracht é a mesma rua que a Kinkerstraat só muda de nome). Vale a pena o passeio. No interior tem também um café.

Exibir mapa ampliado


*THORBECKEPLEIN MODERN ART MARKET
Thorbeckeplein é uma pracinha (Plein) entre as ruas Rembrandtplein e Herengracht (canal).
Março a Outubro aos Domingos das 10:30 a.m. - 6 p.m.
Mercado de artes em geral: pinturas a óleo, acrílico, desenhos, gravuras, aquarelas, etc. Vários estilos os artistas estão lá com suas obras pra um bate papo. O mercado fica bem próximo da Rembrandtplein um lugar muito turístico repleto de bares, resturantes e baladas.

Exibir mapa ampliado

*POSTZEGELMARKT – Selos e Moedas
Nieuwezijds Voorburgwal - Nieuwemarkt, perto do red Light District.
Quarta Feira e Sábado das 10am às 4pm.
Como o nome diz o Mercado oferece selos, moedas, cartões postais, medalhas. Para amantes colecionares e apreciadores. Nas lojinhas atrás (Rosmarijnsteeg) do mercado também vendem selos, cartões telefônicos antigos, cartões postais.

Exibir mapa ampliado

*BOEKENMARKT
Oudemanhuispoort ou Oudezijds Achterburgwal
Diariamente aberto exceto Domingos.
Próximo da Universidade (Universiteit Van Amsterdam). 

Livros, gravuras, impressões, etc.

Exibir mapa ampliado



*MARQT - FARMERS MARKT AMSTERDAM
Overtoom 21-25, 1054 HD
Tram a partir da Leidseplein: 1, 2, 5, 7 & 10 parada Overtoom
A partir da Leidseinplein caminha de 5 min.
Onibus: 142, 144, 145, 170, 172, 197

Mercado dentro de um antigo prédio de arquitetura típica da Escola de Amsterdam.
Oferece uma gama de produtos oriundos das fazendas locais da Holanda. Produtos naturais, vegetais, frutas, pães, queijos holandeses, peixes.
*Não aceita dinheiro no pagamento somente cartão crédito ou débito.

Exibir mapa ampliado

Um comentário: